A timidez é um problema muito comum. Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que quarenta por cento consideram-se tímidos. Timidez é quando nós temos medo de pessoas que achamos que nos ameaçam emocionalmente como estrangeiros a causa da incerteza e os poderes dos elementos desconhecidos, poderes que têm poder, pessoas do sexo oposto que há possibilidade de encontrá-los.
Alguns sintomas de timidez são: Gagueira ou discurso desajeitado, modéstia excessiva, evitação de uma pessoa que ser o " centro das atenções " indiferença, falha do oportunidades de exploração, sentimentos difusos da inferioridade, dificuldades sexuais, interesses introvertidos como pintura, leitura de livros o todo o tempo, assim em esta maneira o contato com outras pessoas esta reduzindo completamente em, muito pequeno círculo de amigos.
As causas da timidez são :
Baixa autoestima. O despotismo e amor para a criança em termos de seus pais (ou seja, abraçá-los sorriem -lhes ou dá-los atenção somente quando a criança está fazendo algo para ganhar o seu amor), α rivalidade nos irmãos, a caracterização da criança da escola como desinteressante ou incapaz entre as idades de seis até doze, contribuem na formação de baixa autoestima.
Herança. Algumas crianças têm uma tendência hereditária a ser introvertidas e outras extrovertidas. As crianças introvertidas geralmente tornam-se tímidas.
Aprendizagem. A criança evitando a situação que provoca-lhe ansiedade se sente alívio, mas este comportamento reforça a timidez.
Nós podemos ajudar nos proprio a superar a timidez com as seguintes estratégias:
Explorar as experiências de nossa infância. Algumas disposições estavam formadas de interações com seus pais e irmãos. Entendendo como elas estavam formadas nós podemos libertar nosso próprio do passado.
Investigar os sentimentos de baixa autoestima. Estes sentimentos veem de nossa infância. Geralmente não são verdadeiros para nós mesmos. Se nós examina-los quando somos adultos então é possível rejeitá-los e eles vão nos afetarão menos.
Não exigir muito de nós mesmos muito rapidamente, não idealizar o estilo de vida social e não ter expectativas irreais. Fazer pequenos passos mas eficazes na direção certa e ocupar em primeiro lugar com problemas mais fáceis e depois com mais difíceis.
Este o que nós aprendemos em uma idade precoce nós podemos desaprender lentamente praticando alguns comportamentos gradualmente e só em situações sociais onde nós podemos manejar razoavelmente.
Substituir as ideias negativas que temos por nosso próprio porque é errado, com as positivas respectivas repeti-las muitas vezes.
Não tentar parecer inteligente quando nós falamos. É melhor ser sincero e honesto. Outros não vão sentir qualquer ameaça e nós vamos se sentir mais confortável por nosso próprio.
Obter competências da afirmação e falar para nós mesmos, ocasionalmente. Se não nós falamos nunca sobre nós mesmos algumas pessoas vão pensar que somos remotos e isolados emocionalmente.
A timidez resulta a ser um problema grave especialmente para os jovens. Às vezes, algumas pessoas conseguem superar o medo e sua ansiedade e superar a timidez abrindo horizontes novos para si mesmos. Outros não têm tanta sorte e devem de suportar o estresse e isolamento. Eles devem ir a um especialista para aprender maneiras que vão ajudá-los a lutar contra a timidez.