Milhões de pessoas se sentem solidão, todos os dias ao mundo intiero. A solidão deve ser visto como um indicador das necessidades que não são atendidas e não como uma característica inútil de personalidade que não podemos mudá-lo. Estas necessidades podem ser: Que temos um círculo de amigos, um amigo particular, de aprender coisas por nós mesmos sem amigos ou para ter mais confiança nós mesmo em geral. A solidão muitas vezes é confundido com depressão. Se você não dá o cuidado, podemos ter problemas de saúde.
Solidão entanto, não é o mesmo que solitario. No solitario um homem pode estar sozinho e não se sentir solidão, ele pode escolher que ficar apenas um tempo longe dos outros, para encontrar a calma relativa que ele preciso e depois de alguma reflexão, pode voltar à vida mais forte e seguro para si mesmo. No solidão sentimos um sentimento de vazio dentro de nós que nos faz sentir isolado do resto do mundo, cortados por aqueles que gostariamos de estar juntos, mesmo si nós estavamos cercado por grupos, causando-nos assim uma tristeza
Podemos distinguir dois tipos do solidão: a solidão social e solidão emocional. Solidão social é a solidão que sentimos quando nos falta a rede social. Solidão emocional é a falta de uma relação intima emocional. Pessoas com uma vida social ativa raramente sofrem do solidão social mas podem ter problemas com a solidão emocional .. Uma intima relação emocional pode ajudar eles. Entretanto eles evitá-la a causa os assusta porque precisa uma auto-revelação grande e há a possibilidade de ser rejeitados..Também uma relação intima requer uma atmosfera não competitiva e é tremendamente difícil na sociedade de hoje.
A dor da solidão pode ser insuportável, não discrimina idade e inteligência e se torna mais insuportável quando temos uma imagem negativa de nos mesmos.Alguns de nós perpetuar a nossa solidão, isolando-nos das outras pessoas e atividades. Outros para evitar a solidão se movemos muito rapidamente em um relacionamento ou se envolvemos em atividades sem analisar as conseqüências do nosso envolvimento. Mais tarde, podemos nos encontrar em um relacionamento insatisfatório ou em atividades que não gostamos.
A solidão pode causar sérios problemas de saúde se não tratada e de nos levar em doença, depressão e até suicídio. Embora muitas vezes ele pode bater nas pessoas com necessidades especiais é muito problema comum entre as outras pessoas e especificamente com solteiras. Alguns deles não sabem como entrar em contacto social com os outros. Outros porque temem ser rejeitados, não tentam fazer amizades. Estes comportamentos fazem eles se sentir solidão.
A solidão pode ser combatida com as seguintes estratégias: Quando nós se sentimos solidão devemos pensar que não vai durar para sempre. Mudar o foco de nos mesmos aos outros. Relaxar e fazer um passeio.
Nós devemos de tentar ajudar outras pessoas. Também nós podemos ter que livros disponível, música ou palavras cruzadas para usar nos fazer desfrutar o tempo que estamos sozinhos. Podemos explorar a possibilidade de fazer as coisas usualmente nós fazemos com outras pessoas (como ir ao cinema) sozinho.
Finalmente podemos dar valor todas as amizades e não esperar um romance para aliviar toda a solidão nossa. De tentar conhecer novas pessoas, desenvolver habilidades sociais e não julgar conhecidos novos de relacionamentos que tivemos no passado. Não decidir antecipadamente como nós vamos se sentir. De percebar que ninguém mais é como nós. Nós somos especiais e únicos. Ninguém tem a nossa educação, nossos valores, pontos fortes, e limites. Deixamos aliviar nos mesmo dessa dor que levamos e vamos criar um novo mim mesmo..